Pular para o conteúdo principal

1950: A DÉCADA GLORIOSA



O começo da carreira glóriosa de Elvis Presley

Em julho de 1953 e em, janeiro e junho de 1954, Elvis gravou algumas canções de forma experimental, no "Memphis Recording Service" (filial da Sun Records).


Mas julho de 1954, efetivamente Elvis iniciou carreira profissional. Sendo também considerado o marco inicial do rock and roll. Elvis ensaiava algumas canções, até que, de forma improvisada, começou a cantar as músicas "That's All Right" (Arthur Crudup), provocando em Sam Phillips um grande entusiasmo. Surgia, então, o rockabilly, uma das primeiras formas do Rock and roll. "Take" realizado, nova canção, no gênero, foi concebida; dessa vez, "Blue Moon of Kentucky", um tema bluegrass que foi gravado com a mesma levada de "That's All Right". Ambas comporiam o último sucesso do seu primeiro disco, um "compacto simples". Participaram das sessões, além de Elvis e Sam, o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black.

Em julho do mesmo ano, as duas canções são executadas pela primeira vez numa rádio de Memphis, resultando em sucesso. Devido essa repercussão, Elvis é convidado a dar a primeira entrevista como cantor profissional. A canção "Blue Moon Of Kentucky" chega ao primeiro lugar na parada country da Billboard e, "That's All Right" atinge o quarto lugar da mesma parada. Em seguida, no mesmo mês realiza o primeiro espetáculo na cidade de Memphis, em outubro faz o primeiro espetáculo fora de Memphis, na capital do Country, a cidade de Nashville.

Em outubro, faz a primeira apresentação fora do estado do Tennessee, na cidade de Atlanta (Geórgia). Em seguida, no mesmo mês Elvis tem provavelmente o primeiro grande momento de sua carreira, quando realiza na cidade de Shreveport (Louisiana), um espetáculo fora transmitido ao vivo via rádio local "Louisiana Hayride".


O ano de 1955 pode ser avaliado como a gênese do sucesso nacional de Elvis. Além das inúmeras polêmicas em torno das suas apresentações, somam-se a isso as suas performances em programas de rádio e algumas apresentações em programas locais de televisão, onde ele se destaca. As suas canções começam a fazer sucesso nacionalmente, "Mystery Train" chega ao 11.º lugar na parada nacional country da Billboard, "Baby, Let's Play House" atinge o 5.º posto na mesma parada, até culminar com a primeira canção "número um" nos charts nacionais, canção denominada "I Forgot To Remember To Forget". Neste mesmo ano ele conheceria o seu empresário Tom Parker, que agenciaria sua carreira ao longo de sua vida. Apesar dos múltiplos rumores, dos quais o próprio Elvis fora sabedor, apenas nos anos 80 revelou-se, publicamente, seu verdadeiro nome e nacionalidade. Parker recebera título-honorário, seu verdadeiro nome era Andreas Cornelius van Kuijk, oriundo da Holanda e nascido em 1909. A biografia de Parker é enormemente polêmica, controvertida e ambivalente, assim como sua função empresarial. Em novembro de 1955, após expressiva repercussão, seu contrato foi vendido para RCA Victor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina G3: A melhor banda de rock do Brasil ?!

Oficina G3 é uma banda de rock brasileira que leva aos ouvidos de seus fãs músicas com sonoridade pesada e letras marcantes. Dona de prêmios como o Grammy Latino,  conta com músicos excelentes que fazem o bom e velho rock'n roll de forma marcante. Eu poderia ser neutro nesse assunto, porém, me sinto no direito de dar minha opinião. (Você não é obrigado a concordar comigo.) Sem dúvidas Oficina G3 é uma das melhores bandas de rock da nossa atualidade.  Veja o vídeo e tire suas dúvidas:

Quais bandas, na sua opinião, não poderiam ficar de fora do Rock in Rio?

 O ''A Lenda do Rock'' quer saber: Quais bandas, na sua opinião, não poderiam ficar de fora do Rock in Rio? Expresse-se e apele a vontade. Use esse espaço sem moderação.    

Restart é eleita a grande sensação teen de 2010

Divulgação Com 34,3%, Restart ganhou votação proposta pelo R7 Como já era de se esperar, foi a Restart que levou a melhor em enquete proposta pelo R7 para saber qual foi a grande sensação teen de 2010. Com 34,3% dos votos, Pe Lanza, Pe Lu, Thomas e Koba conquistaram os leitores.  Os coloridos, que se tornaram conhecidos neste ano, foram os grandes vencedores do VMB 2010, premiação musical da MTV; ganharam a sua própria festa em 2010 (a Happy Rock Sunday), estrelaram reality show; formaram uma fiel legião de fãs (a família Restart); anunciaram o lançamento de um filme... Enfim, eles fizeram muita coisa e ganharam o posto de banda nacional mais comentada do ano.  Em segundo lugar, aparece outra revelação teen nacional: Luan Santana. A disputa foi acirrada e o sertanejo pop ficou com 31,2% dos votos. Em terceiro e bem colado em Luan, vem Justin Bieber, o garoto canadense que conquistou o mundo com os hits Baby, One Time, Never Say Never, Somebody to Love e outras.  Fiuk, Ke$ha,