Catálogo do grupo foi posto à venda digitalmente na terça-feira (16).
'Abbey road' aparece como o 7º mais vendido no ranking da loja.
Menos de 24 depois de ter todo seu catálogo comercializado pelo sistema de download de músicas digitais iTunes, da Apple, os Beatles já dominam o top 20 de mais vendidos da maior loja varejista do mundo no gênero.
Nada menos do que sete dos 13 álbuns oficiais do conjunto figuram no ranking junto de artistas contemporâneos como as cantoras Rihanna e Taylor Swift — os discos mais bem posicionados dos Fab Four são os clássicos "Abbey road", em 7º; "White album", em 9º; e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", em 10º.
As canções estão à venda separadamente no iTunes por US$ 1,29 cada, os álbuns a US$ 12,99, e os álbuns duplos a US$ 19,99. Já a coleção completa, que inclui um arquivo em vídeo com a íntegra da primeira apresentação da banda em solo norte-americano, sai por US$ 150.
"Estou particularmente feliz que não me perguntarão mais quando os Beatles entrarão no iTunes", disse Ringo Starr em comunicado. "Finalmente, se você quiser, pode tê-los".
O acordo foi fechado depois de anos de negociação entre o fundador da Apple, Steve Jobs, a empresa que administra os Beatles, a Apple Corps, e a gravadora da banda, a EMI Group.
Desencontro
As negociações foram frustradas anteriormente por preocupações das pessoas que protegem o legado dos Beatles, incluindo receios de que o valioso catálogo de canções perderia o valor ao ser vendido como músicas individuais ou aumentando o potencial de pirataria digital.
As negociações foram frustradas anteriormente por preocupações das pessoas que protegem o legado dos Beatles, incluindo receios de que o valioso catálogo de canções perderia o valor ao ser vendido como músicas individuais ou aumentando o potencial de pirataria digital.
A disponibilidade dos álbuns de sucesso como 'Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band', 'Revolver' e 'Abbey Road' devem impulsionar as vendas de música digital nesse trimestre, enquanto fãs baixam as músicas para encher seus iPods e outros aparelhos de mídia.
O primeiro indício de um possível acordo surgiu em 2007, depois que a Apple resolveu uma disputa de décadas pela marca da empresa dos próprios Beatles, a Apple Corps.
Mas Yoko Ono, viúva de John Lennon; Olivia Harrison, viúva de George Harrison; e dois Beatles que ainda estão vivos, Paul McCartney e Starr, tiveram desacordos entre eles sobre se permitiriam que a música fosse disponibilizada em formato digital.
fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/11/albuns-dos-beatles-dominam-top-20-do-itunes-em-menos-de-24-horas.html
Comentários
Postar um comentário