Pular para o conteúdo principal

'Eu também sei cantar', diz vocalista por trás dos berros do Linkin Park

Em entrevista ao G1, Chester Bennington fala que banda está mais madura.
Nome de maior sucesso do nu metal abre turnê de álbum 'conceitual' no Brasil.

Chester Bennington, do Linkin ParkChester Bennington, do Linkin Park (Foto: Wikimedia Commons)
Quando apareceu com o Linkin Park, no início da década, o vocalista Chester Bennington teve de abrir caminho no grito - literalmente - para se fazer ouvir entre gargantas mais consagradas e poderosas como as de Jonathan Davis, do Korn, Chino Moreno, do Deftones, ou mesmo Max Cavalera, então no Soulfly.
Era o auge de um movimento que ficou conhecido como "nu metal", com bandas que misturavam elementos de hip hop ao rock pesado e que ajudaram a renovar o interesse dos adolescentes pelo metal após anos de domínio grunge.
Dez anos e algumas dezenas de milhões de discos vendidos depois, Chester confessa, em entrevista por telefone ao G1 de Phoenix, no Arizona, dias antes da apresentação do grupo no Festival SWU, que se cansou dos berros.
"Estou com 34 anos, virei pai e sou bem menos agressivo do que era. Há uns tempos, eu disse para os caras da banda: 'Ei, gosto dos gritos e tal, mas isso não é tudo o que sou. Não sou esse pobre coitado que se odeia e que só quer gritar com as pessoas. Eu também sei cantar!'", lembra, emendando uma piada. "Não fiz isso, de verdade, em nenhum dos nossos discos, mas eu gostaria de tentar."
A metamorfose de Chester - e do sexteto, que tem no rapper Mike Shinoda sua outra cara-metade - vem escancarada logo nos primeiros 20 minutos do recém-lançado "A thousand suns", álbum em que as guitarras pesadas cedem espaço para teclados quase new-age e os vocais agressivos de outros tempos são substituídos por vinhetas, corinhos e melodias suaves em faixas como "Burning in the skies" e "Robot boy".
Não sou esse pobre coitado que se odeia e que só quer gritar com as pessoas. Eu também sei cantar!"
Chester Bennington, vocalista do Linkin Park
A ideia de um álbum "conceitual" - nas palavras da própria banda - vinha sendo preparada desde o disco anterior, "Minutes to midnight" (2006), pelas mãos do produtor Rick Rubin, que voltou a trabalhar com o Linkin Park em "A thousand suns".
"Antes, a gente costumava dobrar, triplicar e até quadruplicar todos os vocais, todo o tempo. E isso dava aquele aspecto doentio, pouco natural às canções. Mas quando começamos a trabalhar com o Rick Rubin, a primeira coisa que ele me disse foi: 'Não vamos dobrar nenhum vocal seu'. E eu disse: 'Oh... OK, mas isso é parte do nosso som'. E ele: 'Sim, mas acho que até hoje ninguém ouviu a sua voz'," recorda Chester. "E eu topei. No final, acho que acabamos dobrando algumas vozes, mas a maior parte dos vocais está bem crua. E eu gosto assim."
Linkin Park 
Os integrantes do Linkin Park, que toca no próximo dia 11 no Festival SWU, em Itu (Foto: Divulgação)
Por mais que o novo disco tenha, sim, seus momentos mais nervosinhos - especialmente após a segunda metade, com faixas como "Blackout", "Wretches and kings" e o single "The catalyst" -, Chester acredita que os maiores indícios de mudança não estejam só nos vocais, mais ou menos berrados, mas na própria essência da banda. 
"Não sei se você ouve a nossa música ou não, mas tenho que admitir que 'Hybrid theory' soa, de fato, como se tivesse sido lançado dez anos atrás. E isso é ótimo, nós estávamos lá, fizemos aquilo e foi demais. Mas éramos adolescentes na época", reconhece, referindo-se ao primeiro álbum do Linkin Park, lançado em 2000, que acabou se tornando, depois de "Beatles # 1", o segundo CD mais vendido da década e transformando a banda em um dos nomes mais lucrativos do rock dos últimos anos.
Tenho que admitir: 'Hybrid theory' soa como se tivesse sido lançado dez anos atrás. E isso é ótimo, fizemos aquilo e foi demais. Mas éramos adolescentes na época"
Chester Bennington
"Alguns fãs podem se surpreender que a gente tenha evoluído, mas não queremos continuar reescrevendo a glória dos velhos tempos. Queremos nos desafiar a criar músicas novas e modernas que representem o que estejamos sentindo e quem nós somos no presente."
Turnê começa pela América do SulPreocupados sobre como essa nova fase vai soar em cima do palco, os músicos do Linkin Park fizeram recentemente um primeiro teste de fogo, em Nova York, antes da estreia oficial da turnê de "A thousand suns", que começa por Buenos Aires, nesta quinta-feira (7), passa por Santiago do Chile, no sábado (9), e chega finalmente ao Brasil, na segunda (11). O resultado, garante Chester, é animador para novos e velhos fãs:
"As novas músicas funcionaram muito bem ao vivo. Muito do que fizemos no álbum soa bem eletrônico, mas nós tocamos essas coisas usando instrumentos. Não será como assistir a um bando de DJs apertando botões em um teclado ou computador", promete o vocalista. "Tocamos umas quatro ou cinco músicas do novo álbum em Nova York e elas caíram  bem com as coisas mais velhas", disse, listando hits como "Crawling", "Somewhere I belong" e "Numb" - estas duas últimas de "Meteora" (2003), segundo disco da banda - como parte do possível repertório, que, segundo Chester, foi elaborado com a ajuda da internet.
"Pesquisamos em sites de música para ver as músicas que são mais populares e fizemos uma compilação de todas as coisas que lançamos antes. Acho que as pessoas vão ficar felizes porque vamos tocar muitas músicas que elas querem ouvir", adianta.

FONTE: http://g1.globo.com/pop-arte/musica/swu/noticia/2010/10/eu-tambem-sei-cantar-diz-vocalista-por-tras-dos-berros-do-linkin-park.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina G3: A melhor banda de rock do Brasil ?!

Oficina G3 é uma banda de rock brasileira que leva aos ouvidos de seus fãs músicas com sonoridade pesada e letras marcantes. Dona de prêmios como o Grammy Latino,  conta com músicos excelentes que fazem o bom e velho rock'n roll de forma marcante. Eu poderia ser neutro nesse assunto, porém, me sinto no direito de dar minha opinião. (Você não é obrigado a concordar comigo.) Sem dúvidas Oficina G3 é uma das melhores bandas de rock da nossa atualidade.  Veja o vídeo e tire suas dúvidas:

Death Metal: chocando os jurados em reality-shows

Assista  abaixo uma audição para o reality-show alemão SuperStar, equivalente ao nosso Ídolos, com "I'll Kill You" do  CANNIBAL CORPSE . Achou estranho? Os jurados também. :-) Agradecimentos a Paula Tejano pelo envio... :-D Abaixo, outras audições Death Metal em reality- shows  ao redor do mundo. Extraída do site recomendadíssimo: http://whiplash.net

As espetaculares roupas dos espetáculos de Elvis Presley

As mais famosas roupas de espetáculos de Elvis são chamadas de "jumpsuits", os macacões que Elvis utilizou em suas apresentações no período de 1969 até 1977. As primeiras roupas são avaliadas como bem simples. Grande parte desses trajes foi confeccionada a pedido de Elvis para que tivessem o aspecto de roupas de caratê, com o passar dos anos as suas roupas foram tomando formas mais extravagantes. A sua jumpsuit mais famosa é a do show do Hawaii de janeiro de 1973, a "Aloha Eagle". Mas, antes mesmo desses macacões, Elvis ficou bastante conhecido por suas roupas extravagantes e até mesmo históricas. Todas estão em exposição hoje em dia em Graceland; cada um desses macacões recebia um nome, entre eles podemos citar; •              Gold Suit ou The Gold Lame Suit: Foi usada em 1957 em alguns shows, a famosa "roupa dourada", como ficou conhecida entre os fãs brasileiros, se tornou capa de um disco de 1959 chamado Elvis Golden Records Vol.2. •